FERRAMENTAS
HISTÓRIA DO SOROBAN

Soroban – o advento dos primeiros ábacos aponta para muito antes da era Cristã, com sua provável origem na Mesopotâmia como destacam muitos historiadores, pelo menos em sua forma primitiva, onde eram usados sulcos na areia e pequenas pedras como método para contar e calcular. Daí, surgiu o termo calcular, que vem do latim calculus, que expressava a ideia de contar com o auxílio de pequenas pedras (SOUZA, 2004) [1]. Porém, na medida em que os cálculos foram se tornando cada vez maiores, viu-se a necessidade de um instrumento para a realização de cálculos complexos, assim desenvolveram o ábaco (PEIXOTO, 2009) [2].
Como descreve Fernandes:
“O soroban foi um instrumento que a humanidade inventou no momento em que precisou efetuar cálculos mais complexos quando ainda não dispunha do cálculo escrito por meio dos algarismos indo-arábicos. Esboçando inicialmente a partir de sulcos na areia preenchidos por pedras furadas e dispostas em hastes de metal ou madeira, nas quais podiam correr livremente ao longo dessas hastes conforme a realização do cálculo.” (FERNANDES et al, 2006, p.17) [3].
Esse instrumento de cálculo foi usado por vários povos como os Egípcios, Gregos, Romanos, Indianos e outras civilizações. Os Gregos o chamavam de “Abax”, os Astecas de “Nepohualtzintzin”, os Russos “Schoty”, já os Romanos utilizavam um ábaco mais desenvolvido chamado “Abacus”, que posteriormente foi aprimorado pelos chineses recebendo o nome de “Suan Pan” [4]
O “Suan Pan” foi introduzido no Japão por volta do século XVII onde passou por expressivas mudanças até chegar à forma atual recebendo o nome de “Soroban”, que apesar dos grandes avanços tecnológicos é ainda hoje muito utilizado no Japão. A arte de calcular com o soroban é denominada Shuzan.
SOROBAN NO BRASIL
No Brasil, o soroban foi trazido pelos primeiros imigrantes japoneses no início do século XX, (Peixoto, 2009), no entanto, teve a sua divulgação em 1956, com a chegada do professor Fukutaro Kato, que em 1958 publicou o primeiro livro do gênero no Brasil: “Soroban pelo Método Moderno”. (KATO, 1958) [5].
Como assinalam Fernandes et al (2006),
“[…] em sua campanha de divulgação, o professor incentivou a realização de vários campeonatos, participou de projetos junto ao Ministério da Educação e à Secretaria de Educação de São Paulo, realizou divulgação nos vários meios de comunicação e foi um dos fundadores da Associação Cultural The Shuzan no Brasil, exercendo cargo de diretor executivo, cargo esse decisivo para propagação do soroban.” (FERNANDES et al, 2006, p.20-21) [6].
Referências
[1] SOUZA, Roberta N. S. de. Soroban – Uma ferramenta para ajudar a pensar, contribuindo na inclusão de alunos portadores de necessidades visuais. In: VIII ENEM, 2004. Recife-PE
[2] PEIXOTO, Jurema L. B. e outros. SOROBAN Uma ferramenta para compreensão das quatro operações. I Ed. Itabuna/BA: Via Litterarum, 2009.
[3][6] FERNANDES, C.T. et al. A construção do conceito de número é o pré-Soroban. Brasília: MEC. Secretaria de Educação Especial, 2006.
[5] KATO, Fukutaro. Soroban pelo método moderno. São Paulo: (mimeo), 1958.
Recursos Pedagógicos
SOROBAN - ÁBACO JAPONÊS

O soroban conhecido como ábaco japonês, é uma ferramenta milenar, rápida na execução de cálculos matemáticos, que motiva o aluno na compreensão das operações fundamentais e avançadas, movendo as contas para cima e para baixo, o que dá vida aos números, uma vez que utilizam as contas para representarem os algarismos, tornando-os concretamente visíveis, facilitando a percepção e aprendizagem.
O aprendizado construído pela prática do soroban, interliga os dois hemisférios do cérebro do aluno, estimulando a plasticidade cerebral, que é a capacidade que o cérebro tem de se autorregular através da reorganização, modificação e fortalecimento de suas redes neurais, na busca da acomodação da nova informação, com a finalidade de resolver problemas resultando em comportamentos mais seguros e autônomos.
Assim, o aluno desenvolve habilidades emocionais, sensoriais, motoras e intelectuais que facilitará a continuidade do seu processo de ensino-aprendizagem. Refletindo sobre a sua trajetória de desafios, superando as “novas” dificuldades apresentadas, capacidade de perceber os caminhos por ele percorridos e os seus novos resultados alcançados, monitorando seu comportamento, adquirindo autoconfiança e autoconhecimento.
Portanto, o soroban, atualmente, é um dos instrumentos mais eficazes para o desenvolvimento de habilidades cognitivas como: concentração, foco, resolução de problemas, raciocínio lógico-matemático, cálculo mental, memória, agilidade de raciocínio, criatividade e proatividade. Este também auxilia não somente na matemática como também nas demais disciplinas curriculares, favorecendo o conhecimento acadêmico, como um todo.
DITADO - CÁLCULO MENTAL

Estudos comprovam que a intervenção do cálculo mental melhora de forma significativa as habilidades de concentração e memória, e esses resultados contribuem consideravelmente para um melhor desenvolvimento escolar, e esses parâmetros estão associados ao desempenho acadêmico da criança e seu nível de sucesso em todas as funções cognitivas. Podemos enfatizar esse crescimento também em especial na área da matemática devido à aplicação da técnica japonesa. O uso do ábaco para o aprendizado de cálculos aritméticos, envolve os alunos no processo de aprendizagem, promovendo seu desenvolvimento integral.
módulos de atividades

Os módulos de atividades específicas utilizados pelo método para o desenvolvimento das potencialidades do cérebro serão realizadas no soroban, estimulando o raciocínio rápido, bem como, uma apresentação lúdica gerando no aluno uma maior segurança nas operações matemáticas básicas, como adição, subtração, multiplicação e divisão, e a medida que o nível for aumentando, serão realizadas também operações como, raiz quadrada, cúbica, números decimais e negativos, resultando em um maior nível de confiança, agilidade, velocidade no raciocínio, o lidar sob pressão com uma mínima margem de erros, trazendo assim um sentimento de superação, uma melhoria na autoestima, mostrando ao aluno que ele pode ir muito além dos desafios propostos.
Nosso material didático foi desenvolvido para promover um avanço intelectual do aluno na educação de forma continuada, favorecendo seu conhecimento para expandir seu potencial cognitivo gerando sua formação integral no processo de ensino-aprendizagem.